domingo, fevereiro 21, 2010

Um País Trágico

Com os Invernos mais rigorosos começa a vir ao de cima o pior que temos feito nos últimos trinta anos, ao nível do planeamento e ordenamento do território, assim como da própria defesa do meio ambiente onde estamos inseridos.

A Lagoa de Óbidos e a praia da Foz do Arelho só estão a passar por todos os problemas que conhecemos, porque nunca se fez nada para resolver os pequenos problemas que foram surgindo ano após ano, e que hoje são um caso dramático, ao ponto de já se colocar em causa a continuidade da Foz do Arelho como praia, pelo menos de mar...

O mesmo posso dizer da Ilha da Fuzeta, onde foi a própria natureza a "correr" com as dezenas casas abarracadas que existiam na Ilha...

E agora foi a vez da Ilha da Madeira, um paraíso que se transformou num pesadelo para os seus habitantes, em apenas dois dias, devido aos caprichos do tempo e dos homens, especialistas em cobrir ribeiras secas com betão...
Será que ainda não é desta que aprendemos com os erros que cometemos, de Norte a Sul, com passagem pelas nossas belas Ilhas?

12 comentários:

Maria P. disse...

Não acredito que seja desta que, pois o lado financeiro joga sempre mais alto...

bjs, Luís M.

Maria disse...

Não aprendemos porque quem detém o poder faz o que quer e lhe apetece no que toca a ordenamento de território. Basta conhecer relatórios e estudos sobre isto e aquilo e depois ver como ficou feito.
Já não há Foz do Arelho como praia, Luís. A pouca areia que resta praticamente só se vê à maré vazia. Em compensação, o Gronho é uma imensa praia, neste momento...

Beijinho

Pedro Sales disse...

Somos quase todos pouco responsáveis. Vivemos muito o hoje, sem pensarmos no amanhã.

O que aconteceu na Madeira pode acontecer em tantos lugares de Portugal, onde o betão e o alcatrão roubou espaço para ribeiras e para jardins.

tulipa disse...

Tenho saudades do sol para dar uma volta pela Lagoa de Óbidos e a praia da Foz do Arelho!!!

Sim, estou completamente de acordo contigo, é uma pena o que está a acontecer a alguns lugares de Portugal - a Ilha da Fuzeta, a própria natureza decidiu aquilo que havia de ser feito!!!

E agora a tragédia na Ilha da Madeira. Enfim...mesmo assim os governantes não aprendem com os erros que são cometidos de Norte a Sul deste País.

Num dos meus blogues, coloquei uma foto juntamente com um poema que escolho que tenha a ver com algo que a foto tenha, percebes?
Então esta foto é à entrada do "Hotel dos Templários" na bela cidade de Tomar.
Neste caso, pela perspectiva é à saída...vinha eu de máquina ao pescoço como sempre e vejo aquele ângulo, pareceu-me interessante e clic...já está!!!
Decidi que vou fazer esta "rubrica" uma vez por semana e naquele blog "DeAbrilemdiante", bem como outra rubrica que vou dar início já a seguir com o tema "Recantos de Hóteis".
É o meu objectivo para 2010, para também poder utilizar as centenas de fotos que tenho.

Hoje é dia de festa, de alegria e também de concretização de um sonho, o meu blog "Momentos Perfeitos" chegou ao nº 100 de "Seguidores", fico mesmo feliz, acredita.
Fiz um post alusivo a esse nº 100.
Sempre escrevi e também fotografo para divulgar ideias que vou tendo e como não posso chegar às pessoas como jornalista nem repórter, utilizo os meus 2 blogues para esse fim.

Bom Domingo.
Excelente semana.
E um beijo da Tulipa

Estranha pessoa esta disse...

... e a ilha do Baleal.
..
Abraço grande para ti, destes lados do Oeste Desassossegado ********

Mina disse...

Conheço a Foz à 30 anos, já a vi passar, por muitas metamorfoses.
Mas por esta, nunca esperaria, o mar revolto roubou a nossa praia.
Ainda neste sábado lá passei e nem queria acreditar, no que os meus olhos viam, pedragulhos e sacos de areia a querem travar o mar. Será que ainda vão a tempo?!...
Eu já considerava aquela praia um bocadinho minha, fiquei triste com o que pude constatar.
No nosso blogue que, aborda mais a temática do autismo/Asperger, não pude deixar de publicar uma nota de indignação á "perda" desta extensão que não souberam cuidar.
deixo aqui o link se quiserem espreitar: http://asperger-eu.blogspot.com/2010/02/praia-da-foz-do-arelho.html, são imagens deste fim de semana
bjos

Luis Eme disse...

não sei, as coisas estão pior do que eu pensava, M. Maria Maio...

Luis Eme disse...

nem mais Maria...

ainda se inicia um novo negócio, com barqueiros a transportar as pessoas para a nova praia do "gronho", como se faz nas ilhas do Algarve...

Luis Eme disse...

sem dúvida, Pedro.

e raramente aprendemos. provavelmente as ribeiras da madeira serão esquecidas, com o tempo, em nome do progresso e do turismo...

Luis Eme disse...

e era tão bom que percebessemos que temos de parar, Tulipa...

Luis Eme disse...

e outras tantas ilhas e praias, "Estranha"...

claro que estes tipos que mandam no mundo são muito mais estranhos que tu...

Luis Eme disse...

provavelmente as coisas não voltaram a ser o que eram, Mina.

já vi as tuas fotografias, é uma pena, mas são muitos anos de mãos nos bolsos, dos vários poderes...