quarta-feira, março 20, 2013

A Primavera


Durante anos a Primavera começava no dia 21 de Março, no mesmo dia que se comemorava o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Poesia.

Recentemente houve alguém que decidiu que afinal a Primavera começa a 20 de Março, ou seja hoje.

Provavelmente existe alguma explicação científica para o facto (existe sempre...), mas continuo a pensar que a Primavera só começa amanhã...

E também espero que o nosso Parque continue com flores, como estas...

5 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

20 ou 21 tanto faz porque ela já se fez anunciar nas flores que proliferam em jardins e árvores...mas chegou muito arrepiada!

Abraço

Xico disse...

Ninguém decidiu que a primavera começava a 20 de Março. Ela começa num período que varia entre o dia 20 e 21 de Março, conforme os anos e o movimento da Terra. Todas as estações começam no momento em que o Sol fica na vertical dos trópicos (solstícios de Verão ou de Inverno) ou do equador (equinócios da Primavera e do Outono). É assim agora como era no seu tempo de menino e como era no tempo dos Sumérios. Não houve qualquer alteração. Este ano começou às 11h02 de 20 de Março mas em 2007 começou às 00h07 de 21 de Março. Como as estações começam ao mesmo tempo em todo o mundo quer dizer que em 2007 começou a 21 para nós mas a 20 para os americanos.

Luis Eme disse...

pois chegou, Rosa. :)

Luis Eme disse...

obrigado pela "lição", Xico.

Anónimo disse...

A primavera tem lindas flores
Mas nem todas são iguais
A Primavera vai e volta sempre
A mocidade vai não volta mais

O Luís fez-me lembrar esta quadra antiga, sobre a Primavera.