terça-feira, janeiro 29, 2013

Nazaré na Onda Mundial


Graças ao americano Garret McNamara as ondas gigantes da Nazaré estão mesmo no mapa dos surfistas de ondas largas e longas.

Agradeço ao Garret esta promoção do Oeste e espero que o "mundo" apareça e goste desta Terra bonita e acolhedora, conhecida anteriormente fora das nossas fronteiras  pelos seus corajosos pescadores e pelas mulheres de negro, memorizadas em fotografias que correram mundo. Agora é outro tempo, o dos surfistas mais destemidos, capazes de enfrentar ondas de muitos metros, como a da imagem tirada na segunda feira por Sérgio Mendes, de São Martinho do Porto.

Adenda: em alguns jornais a autoria da foto é atribuída ao Tó Mané. Se for o caso, as minhas desculpas ao autor pelo lapso.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Um Mal Nunca Vem Só...


Depois do jogo do empurra em relação à limpeza do Parque das Caldas, em foram alguns voluntários e amigos deste lugar tão belo e majestoso, que se organizaram para o deixar maia apresentável, o mau tempo resolveu ferir ainda mais o Parque...

Ver algumas imagens do que aconteceu com o temporal, como a da capa da "Gazeta das Caldas", fazem doer...

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Os Nossos Espelhos


Algumas das reacções do meu filho fazem-me lembrar a minha rebeldia enquanto adolescente, em que mesmo sem saber quase nada da vida, já pensava saber tanto.

Mas grave é vermos alguns adultos a confundirem as palavras como se fossem adolescentes.

Às vezes apetece-me dizer-lhes que convicção não é a mesma coisa que teimosia, tal como coerência não é sinónimo de burrice.

Mas para quê?

O desenho é do genial Rafael Bordalo Pinheiro.

quarta-feira, janeiro 09, 2013

A Cidade Clandestina


Com toda esta publicidade ao "bairro vermelho" de Viseu, lembrei-me que nunca conheci nenhum bordel nas Caldas da Rainha. Pode ter sido por distracção, mas penso que não. 

Isso aconteceu sobretudo por ter crescido já em liberdade, a alguma distância da geração (aliás, gerações...) de homens que cultivavam a visita a bordeis, como símbolo de virilidade (e até iniciação sexual...) e das mulheres que preservavam a "virtude" quase até ao casamento.

Já tinha vinte e alguns anos quando alguém me apontou um prédio antigo na Praça da Fruta e me disse que durante bastante tempo existiu ali uma "casa de tolerãncia". 

Nunca soube da existência de outra, ou outras, que com toda a certeza funcionaram na "Cidade Clandestina"...

O óleo é de Dimitry Lisichenko.

quarta-feira, janeiro 02, 2013

Recordações da Minha Escola Primária


Estava ali por mero acaso, a ouvir coisas que não devia nem queria... de um pirralho que com os seus nove, dez anos, contava orgulhosamente as suas aventuras na escola primária,   para quem o queria ou não ouvir. Desvendava pormenorizadamente a forma como fazia "gato sapato" da professora, que devia ser um anjo sem asas...

O que me fez mais impressão foi o riso de satisfação dos pais, provavelmente por terem um filho tão espertalhaço. 

Paguei o café e continuei a marcha.

Para me esquecer do que ouvira, recordei com carinho a minha professora da escola primária. Passados tantos anos, ainda a consegui ver a ensinar-nos, numa das salas do rés de chão da escola do Bairro da Ponte...

O óleo é de Jim Daly.