segunda-feira, março 02, 2015

Caldas SC: Rita, o Grande Guarda Redes do Caldas (7)


Provavelmente vou ser injusto. Mas não estou muito preocupado com isso, nem tão pouco vou "investigar" o historial de guardiões das redes das balizas do Caldas Sport Clube. Continuo a ter para mim, que o Rita foi o grande guarda redes da história do Caldas.

Defendeu a baliza da equipa caldense durante as quatro épocas na primeira divisão, com um brilho e uma coragem, bem vincados na imprensa desportiva de então ("A Bola", "Record" e "O Mundo Desportivo"). Pelo que li e ouvi, tinha uma presença única na baliza, não só impunha respeito aos adversários como dava confiança aos seus companheiros da defesa, mesmo que agisse muitas vezes como um "comandante feroz", capaz de lhes chamar nomes feios.

Mas ele não era só enorme entre os postes, também tinha uma boa estatura e compelição atlética, pelo menos para a época.

Só nos encontrámos uma vez, penso que em 1975, 1976, num jogo de veteranos da velha guarda do Caldas, numa homenagem qualquer, penso que a um atleta.

Equipado a rigor, com a brilhantina da ordem no cabelo, mantinha a bela figura de "gigante" quase intransponível (talvez apenas aos meus olhos por ser um pequenote...).

Ainda me lembro quando passou por mim e me fez uma festa na cabeça, talvez por sentir que eu o observava atentamente, deixando atrás de si o perfume a bálsamo, a pomada analgésica mais usada pelos massagistas desses tempos... 

2 comentários:

Anónimo disse...

O meu avô João Rita.

Obrigada

Diana Martins disse...

O meu Avô João Rita

Obrigada pela homenagem.

Diana Martins