segunda-feira, março 30, 2015

Caldas SC: O " Jota-Jota" no Caldas (10)


Na época de 1980/81, o Caldas teve no seu plantel um dos grandes esquerdinos do nosso futebol, Jacinto João, a "Pérola Negra" do Sado, popularmente conhecido como o "Jota-Jota". Embora estivesse já no  final de carreira, com trinta e seis anos, ainda deu mostras do seu talento, a espaços.

Esta passagem pelas Caldas foi fugaz, mas em Setúbal o "Jota-Jota" continua a ser recordado como um dos melhores jogadores de sempre do Vitória Futebol Clube. É uma das explicações para a existência de uma estátua junto do Estádio do Bonfim, onde deu tantas alegrias aos setubalenses, graças à arte que espalhou nos relvados portugueses, com a camisola listrada do Vitória. Além de fazer magia com a bola, tinha um jeito especial de fintar os adversários, ao ponto de os deixar sentados no relvado...

Morreu relativamente novo, com apenas 60 anos, devido a complicações cardíacas. E claro, como tantos ídolos, viveu o presente sem se preocupar com o futuro, que era já ali, passando por algumas dificuldades nos últimos anos de vida.  Que só não foram piores porque o Vitória e alguns amigos não o esqueceram...

Foi um dos raros internacionais A (por dez vezes) que vestiram a camisola alvinegra do Caldas.

segunda-feira, março 16, 2015

Caldas SC: O "Samba" no Futebol do Caldas (9)


Penso que ainda antes da Revolução de Abril a equipa do Caldas foi reforçada por dois jogadores brasileiros que fizeram história no futebol caldense, pela sua qualidade e simpatia.

Refiro-me a Paulo Veloso e a Lima. O primeiro era mais tecnicista, tanto podia jogar como segundo avançado ou como o principal armador de jogo; o segundo era um verdadeiro ponta de lança, possante e sempre com os sentidos na área adversária, em busca do golo.

Sei que anteriormente já tinham jogado jogadores canarinhos, mas penso que esta dupla foi a que permanceu mais tempo no Caldas (esquecendo o Valdir, que veio alguns anos mais tarde e que se tornou "caldense"...) e que se inseriu melhor na Cidade.

Talvez tenha esta opinião por ter sido nesta altura (em que devia ter onze, doze anos) que me comecei a interessar mais por futebol e a olhar para o jogo com outro entusiasmo.

O Paulo Veloso era mesmo bom jogador. Penso mesmo que poderia ter jogado num clube de maior dimensão, da primeira divisão (acho que jogou no Nacional da Madeira, mas também na II divisão).

(Gostaria muito de colocar a fotografia de uma equipa onde esta dupla tivesse jogado, mas não consegui descobrir qualquer imagem...)

segunda-feira, março 09, 2015

Caldas SC: O "Velho" Campo da Mata (8)


Podia chamar-lhe estádio, mas nós chamávamos-lhe o "Campo da Mata", às vezes até dizíamos com alguma ternura, o "velho" Campo da Mata...

Foi lá que vi os primeiros jogos a sério, levado pela mão do meu querido pai. Devia ter seis, sete anos.

Sei que ficávamos quase sempre na bancada central, por ficarmos perto da cabine de som, onde havia uns senhores que faziam publicidade antes do jogo e nos intervalos e também acho que gritavam "goooolloo!", quando o Caldas fazia miséria na baliza adversária.

Foi também a primeira vez que vi homens a dizerem todo o tipo de palavrões (as bancadas dos estádios também têm este atractivo...), a ameaçarem invadir o campo para se travarem de razões com o árbitro, etc.

O meu pai era um espectador sereno, além de não se exaltar como os outros homens, também não chamava nomes aos jogadores e ao homem de preto (nessa altura não existiam as variedades de cores de equipamento dos nossos dias, além do preto, acho que só havia o cinzento). Deve ser por isso que sempre fui um espectador calmo, de qualquer desporto.

Alguns anos mais tarde também pisei aquele pelado (já sou antigo, não sou do tempo do relvado...), vestido com aquela camisola alvinegra. Era um bom pelado, não tinha "areia-lixa" como outros onde joguei, em que cada queda dava direito a uma esfoladela.

Andei à procura da minha memória mais antiga de um jogo e descobri um Caldas-Benfica, em que as águias venceram por 7 a 1 (deve ter sido uma homenagem a alguém, no final da década de sessenta. Só me recordo de dois jogadores do Benfica, o Benje, que foi o guarda-redes (pela cor de pele) e o José Torres (pela altura e pelos golos que marcou...).

Como de costume não consultei "papeis", quis ser apenas fiel à minha memória.

segunda-feira, março 02, 2015

Caldas SC: Rita, o Grande Guarda Redes do Caldas (7)


Provavelmente vou ser injusto. Mas não estou muito preocupado com isso, nem tão pouco vou "investigar" o historial de guardiões das redes das balizas do Caldas Sport Clube. Continuo a ter para mim, que o Rita foi o grande guarda redes da história do Caldas.

Defendeu a baliza da equipa caldense durante as quatro épocas na primeira divisão, com um brilho e uma coragem, bem vincados na imprensa desportiva de então ("A Bola", "Record" e "O Mundo Desportivo"). Pelo que li e ouvi, tinha uma presença única na baliza, não só impunha respeito aos adversários como dava confiança aos seus companheiros da defesa, mesmo que agisse muitas vezes como um "comandante feroz", capaz de lhes chamar nomes feios.

Mas ele não era só enorme entre os postes, também tinha uma boa estatura e compelição atlética, pelo menos para a época.

Só nos encontrámos uma vez, penso que em 1975, 1976, num jogo de veteranos da velha guarda do Caldas, numa homenagem qualquer, penso que a um atleta.

Equipado a rigor, com a brilhantina da ordem no cabelo, mantinha a bela figura de "gigante" quase intransponível (talvez apenas aos meus olhos por ser um pequenote...).

Ainda me lembro quando passou por mim e me fez uma festa na cabeça, talvez por sentir que eu o observava atentamente, deixando atrás de si o perfume a bálsamo, a pomada analgésica mais usada pelos massagistas desses tempos...