sábado, maio 17, 2008

A Importância da Água

Há um século, a água era um bem, muito menos desperdiçado, que nos nossos dias, cada vez menos fartos, apesar da ilusão consumista...

Esta fotografia de Jorge Almeida Lima, era comum a tantas terras, ainda sem água canalizada em casa, que se socorriam dos chafarizes públicos, para abastecer os lares deste liquido precioso.
As pessoas acorriam, muitas vezes com sofreguidão, com medo que a água acabasse, enchendo baldes e cântaros, para as lavagens e usos domésticos.
Das bicas saía a água para beber, guardada nas tradicionais bilhas de barro, onde se mantinha fresca...
Apesar de não ter um século, ainda sou "deste tempo" dos chafarizes públicos, pelo menos quando passava férias em Salir de Matos. Devo acrescentar que era uma festa ir buscar água ao chafariz da aldeia, com as brincadeiras do costume, em que acabava no mínimo salpicado, nas muitas "batalhas navais", travadas com o meu irmão nos tanques...

14 comentários:

gaivota disse...

esta foto é linda!
para mim até podia ser a do "chafariz das 5 bicas"... ao cimo da praça!
das vezes que faltava a água em caldas, lá íamos de garrafões na mão enchê-los aí e noutras bicas...
saudades de tempos, "quase pré-históricos" também trvava algumas batalhas navais com os meus irmãos, chegávamos encharcados a casa...
(ah ah tou mesmo velhota...)
beijinhos

Aprendiz de Viajante disse...

Que belo testemunho doutros tempos...

um bjinho e bom Domingo.

Maria P. disse...

"Dá-me uma pinguinha d'água,
Da boca faz 'ma bica;
Quanto mais água me dás
Tanto mais sede me fica."

Quadra das roamarias no Alentejo, quando se ia à fonte encher o cântaro, mais uma vez fui arrastada por ti para as minhas memórias...

Beijos*

Berta Helena disse...

"Descalça vai para a fonte
Leonor pela verdura;
Vai formosa e não segura.

Um abraço.

Anónimo disse...

tanta água que desperdiçamos...

até quando?

Maria disse...

Esse nosso chafariz é lindo, Luís...

Um beijo

tulipa disse...

OLÁ
Passo de mansinho, para lhe desejar, uma noite tranquila, belos sonhos.

BEIJITOS.

Hoje tirei uns minutos para fazer uma visita, pois ando atrasadissima com as visitas aos blogues dos Amigos.

Luis Eme disse...

e é o nosso chafariz das cinco bicas, Gaivota...

Luis Eme disse...

Elsa, falei com uma senhora já com oitenta anos, mas perfeitamente lúcida, que me lembrou coisas do arco da velha, do tempo dos chafarizes... como o banho, que além de ser semanal, a mesma água dava para quase toda a familia...

e hoje todo este desperdicio...

Luis Eme disse...

adorei a quadra do Sul, M. Maria Maio.

Luis Eme disse...

também havia a poesia das moçoilas com os cântaros à cabeça, e descalças, como a Leonor...

tens razão, Berta-Helena

Luis Eme disse...

até a vermos por um fio, Lilia...

Luis Eme disse...

pois é Maria...

Luis Eme disse...

a água também é decisiva para a beleza das Tulipas...