sexta-feira, setembro 05, 2014

Setembro no Campo (2)



O meu avô podia muito ser a personagem retratada neste quadro do Eustáquio Servelles, junto da sua parelha de vacas mais famosa, a "Borisca" e a "Benfeita" (nunca percebi o porquê destes nomes...).

Quando me recordo do meu avô materno, descubro um homem sábio, com uma enorme bagagem da sabedoria popular, tão útil naqueles tempos, que fazia com que desse a sensação de saber quase tudo sobre a vida.

As suas conversas a caminho de estórias, tinham algo de mágico (devia ser por isso que a avó tinha ciúmes...), deixando os netos sentados sossegados nas escadas que davam para a casa de fora, a beberem cada uma das suas palavras...

A única coisa realmente diferente dele em relação à personagem deste quadro, é o cigarro. Penso que o avô nunca fumou. Pelo menos eu nunca o vi fumar, embora não o tenha conhecido na juventude, espaço de eleição para quase todos os pecadilhos.


1 comentário:

Agostinho disse...

Caro Luís
tenho-o visto por outras bandas e hoje atrevi-me a entrar por esta janela. Muito interessante o blogue, espelho de uma realidade um pouco esquecida.

Não seria "mourisca"?
Era comum esta designação quando os lavradores utilizavam a tra(c)ção animal das juntas de bois nos trabalhos da lavoura.
Mourisca, benfeita, cabana, castanha eram nomes utilizados que variavam em função do género.