segunda-feira, outubro 26, 2015

Caldas SC: José Mourinho e a sua Passagem pelo Caldas (17)


Embora José Mourinho tenha tido uma passagem discreta pelo Caldas Sport Clube, na época de 1977/78, ao fazer parte da primeira equipa de iniciados do Clube, é bom relembrar esta passagem, até por termos sido companheiros nesta equipa que acabou por ficar na história do Caldas, por ter sido, como já disse a primeira, de um escalão onde o Clube tem tido sucesso, conseguindo manter-se há vários anos no Campeonato Nacional. 

José Mourinho só veio para o Caldas porque o seu pai veio treinar a equipa de seniores, que tinha descido para a III divisão e que felizmente voltou a subir nessa época. Recordo que ele além de jogador também era "apanha-bolas" nos jogos de seniores.

Quando se diz por aí que José Mourinho nunca foi jogador,  é mentira. Nunca foi um jogador de top, mas desde sempre que acompanhava o futebol de perto e conhecia muito bem o cheiro dos balneários, assim como tudo o que rodeava os pelados e relvados desta país.

O Zé (era assim que o tratávamos - dava mais jeito que chamar-lhe Mourinho ou Zé Mário...) jogava no meio campo, descaído para o lado esquerdo. Ao contrário de "algumas más línguas" que já utilizaram palavras enganadoras no "facebook", posso acrescentar que ele era titular da nossa equipa. Embora não treinasse connosco (estudava em Setúbal e vinha aos fins de semana ter com o pai às Caldas), não jogava por favor. Não era um fora de série, mas era muito aplicado e certinho como jogador. 

Como companheiro também era um puto porreiro, sem quaisquer tiques de vedeta, incapaz de se armar em "filho do treinador"...

Sem comentários: