quarta-feira, dezembro 27, 2023

"Transibérica, Diário de uma Volta à Península Ibérica em Bicicleta"


Quem como eu, gosta de livros, normalmente recebe sempre vários, como prenda, nesta quadra festiva, que apela cada vez mais ao consumismo.

Mas bom mesmo, é ainda conseguir ser agradavelmente surpreendido com a oferta de livros, que são especiais, entre outras coisas, por terem sido escritos também por pessoas especiais, o que felizmente aconteceu este ano.

Um desses livros especiais que recebi foi escrito pelo meu irmão, que finalmente resolveu reunir todos os textos que foi escrevendo ao longo da última década, enquanto ia dando a Volta à Península Ibérica de Bicicleta. Foram mais de 5.500 quilómetros, quase sempre percorridos com a companhia de amigos. 

Embora já conhecesse praticamente todas estas aventuras, é diferente - para melhor, claro - ler o diário de viagem, completo, que mereceu o título: "Transibérica, Diário de uma Volta à Península Ibérica em Bicicleta".

Este livro, além de estar bem escrito, de uma forma agradável e sintética, tem também muitas fotografias, que procuraram reter a beleza encontrada em tantos lugares magníficos, de Portugal e de Espanha.

Esperemos que o meu irmão, Vitor Milheiro, não se fique por aqui. Até porque "material" para mais obras não lhe falta. Nos últimos anos liderou várias viagens e aventuras, que pela sua singularidade, também merecem  a passagem a livro.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


Sem comentários: