segunda-feira, junho 21, 2010

As Termas...

Ainda há médicos que "receitam" banhos nas termas.

Foi por isso que um amigo me perguntou pelas Termas das Caldas. E eu sem saber o que lhe dizer.
Não sabia se estavam a funcionar, fui-lhe dizendo que pelas notícias que ia lendo pela "Gazeta" local, abria e pouco tempo depois fechava, devido a um qualquer contratempo, porque o hospital termal era velhinho...
Esta questão recordou-me que da última vez que estive com o meu irmão, entre as vários temas da nossa conversa, acabaram por surgir as termas, que foram durante tantos anos a "marca" de qualidade turística das Caldas e que hoje são quase nada...
Ele recordou-me alguns projectos, como o de instalar no coração da Mata da Rainha (no velho campo do Caldas) um complexo termal de grande qualidade, com hotel e todas as condições para quem faz férias termais.
Foi também por isto que tivemos de falar do presidente do Município, um populista igual a tantos outros do nosso país, incapazes de aproveitar o melhor das suas terras. Acham quase sempre que os caixotes de cimento e as rotundas são suficientes para o crescimento das suas urbes.
Os anos que temos perdido, de Norte a Sul, nestas "guerrinhas de mangerona", em que só se "acorda" no último ano de mandato, usando e abusando da memória curta dos eleitores.
Em relação às Caldas, tenho pena que não se aproveite a proximidade da Capital, assim como a beleza do Oeste, onde a cidade termal se encontra num lugar privilegiado, para se apostar a sério num turismo de qualidade, promovendo toda esta região especial.

10 comentários:

Catarina disse...

As termas é outra coisa que vai desaparecendo para serem substituidas pelos “spas”, não é?

gaivota disse...

como caldense, ou águas mornas, que sou e me orgulho de ser, tenho imensa pena de as nossas termas estarem ora "abertas", ora fechadas, em obras e recuperação...
a minha mãe ainda aporoveitou algumas sessões de terapias
há pouco investimento nas "nossas coisas" e deixa-se andar...
a terra não tem culpa, anda é mal frequentada...
beijinhos

Laura disse...

É uma pena mesmo.

Ainda esta semana falei sobre isso com amigos.

Anónimo disse...

Boa Tarde
Só Uma Observção.
O Presidente da Câmara é susceptível de algumas críticas, no entanto, no que concerne às Termas é inocente, a Câmara não étida nem achda na gestão daquels espaços, é ESTATAL(GOVERNO).
PS: nunca votei Costa. é só uma questão de justiça.

zé povinho disse...

Ó anónimo, o presidente não tem nada a ver com as Termas, mas tem tudo a ver com o desenvolvimento turistico das Caldas, ou estou errado?

Apostar nas Termas não é também uma tarefa do Municipio, no desevolvimento cá da aldeia?

Luis Eme disse...

mas nestes nossos tempos, as termas têm obrigatoriamente que ter spa, Catarina.

é essa modernidade que falta às Caldas, esse passo em frente.

Luis Eme disse...

esta indefinição, Gaivota, acaba por afastar definitivamente as pessoas...

Luis Eme disse...

eu vou mais longe, Laura, é uma estupidez.

Luis Eme disse...

"anónimo" eu não falei do presidente, como entidade responsável pelas termas, mas sim pela Autarquia, que deveria pugnar pelo desenvolvimento turistico da cidade, que desde o século XIX (para não recuar mais no tempo...), teve nas termas um dos grandes "motores" do seu desenvolvimento.

não basta chamar às Caldas, Cidade Termal, é preciso defender e proteger esta "marca", coisa que a autarquia não tem feito.

Luis Eme disse...

tão certo como há 135 anos, Zé Povinho...