quarta-feira, novembro 28, 2012

O Clube Grande das Caldas


O Caldas Sport Clube é o clube grande da minha cidade natal, por quase mil razões.

A principal acaba por ser o facto de ter participado durante quatro épocas consecutivas  no Campeonato Nacional da I Divisão, nos longínquos anos cinquenta do século passado. Durante largos anos foi a única equipa do distrito de Leiria a ter conquistado este feito.

Estas palavras devem-se ao facto de conhecer um antigo futebolista almadense (o Castro...), que jogou na equipa do Cova da Piedade que se sagrou campeã nacional da III divisão em 1971 e que quando soube que eu era das Caldas da Rainha, me contou que uma das coisas que se arrependeu durante a sua carreira futebolística  foi não ter aceitado alguns convites para mudar de ares, e um deles foi do Caldas.

Ainda hoje sinto uma grande honra em ter feito parte da sua primeira equipa de iniciados, na década de setenta do século passado.

Na foto uma das equipas que defendeu as cores do Caldas na divisão maior do futebol.


4 comentários:

Anónimo disse...

O mesmo clube que ao longo de décadas não foi capaz de construir uma sede, um campo, ou seja algo.
No entanto destruiu milhões em "sonhos" vendeu as bombas de combustivel, por não ser capaz de gerir nada que seja seu e ainda por cima, anda a pagar milhões, as dividas à custo do Erário publico ( Subsidios da Câmara), em resumo paga as dividas ao Estado com o dinheiro que recebe do Estado.
Sem dúvida um bom exemplo de uma colectividade bem gerida ao longo da sua históra.
Gostava de ver um auditoria que explicasse à População das Caldas, que sustenta o Caldas, não os sócios, onde é gasto o dinheiro dos seus impostos.
Se um dia a Câmara fechar a torneira e der ao Caldas, o que dá ao Peso, por exemplo, também tem futebol, quero ver o que será do Caldas?
Se isto é o maior clube das Caldas, peço desculpa mas, discordo, mas respeito.

Luis Eme disse...

nada do que escrevi choca as suas palavras, "Anónimo".

poderia dizer os os principais clubes, o Benfica e o Porto, são os que têm maiores passivos, embora também sejam os que mais arrecadam mais dinheiro, mas não é isso que pretendo.

falei da grandeza do clube em relação à Cidade. não tenho dúvidas que a maior parte dos caldenses elegeria o Caldas como o clube mais emblemático da sua Terra, pelo seu passado.

em relação à gestão, penso que nos últimos anos até tem sido bem gerido, já que os seus dirigentes têm reduzido o passivo, pelo que tenho lido na "Gazeta".

Anónimo disse...

com o dinheiro dos nossos impostos.
compare-se com os outros clubes é ler nos jornais locais a desproporção de valores entre o Caldas e a maior parte dos outros clubes, alguns com muito melhores resultados desportivos e sociais.
Não está em causa a gestão dos ultimos anos, reconheço que tem sido correcta e os outros 80 anos não contam? quantos milhões foram delapidados em nome de coisa nenhuma, a cidade nada ganha com o Caldas, mas perde muito €90.000,00 ano, Só por exemplo o Torneio de Badminton dá mais dinheiro á cidade numa semana, que o futebol em 30 anos. Mas há mais exemplos, o futebol, não merece, nem nas Caldas nem em lado nenhum de Portugal, as beneces que recebe.
veja-se os Euro, foi mto giro e agora quem paga, o mesmo de sempre. infelizmente Portugal continua na senda dos "F".

Luis Eme disse...

é o país que temos, o futebol ainda é entendido como o único desporto do país...

provavelmente por dar dinheiro a muita gente...