quarta-feira, maio 15, 2013

O Dia da Minha Cidade


Este 15 de Maio devia ser sobretudo um dia de esperança, um dia em que todos os caldenses sentissem que está na hora de mudar. Mas mudar a sério, não mudar para ficar tudo igual, apenas com o uso de "tinta" para disfarçar...

Não vivo nas Caldas, desde os dezoito anos, mas se vivesse, não tenho dúvidas que seria um "desalinhado", alguém farto da demagogia do senhor Costa, que com duas conversas, um aperto de mão e uma palmadinha nas costas, acredita que resolve os problemas (pelo menos os eleitorais...).

Imagino que a Rainha Dona Leonor, apesar do bronze e da sua quietude,  deve corar de vergonha por dentro, com todas as patifarias que esta gente que usa e abusa do poder tem feito, ao ponto de arruinar o seu melhor cartão de visita: a bonita Cidade Termal das peças de cerâmica  - com e sem Bordalo - e das cavacas doces.

9 comentários:

Maria disse...

Acabaram agora mesmo os foguetes da festa em frente dos Paços do Concelho.
Amanhã é dis de luta! Manifestação contra o fecho do H. Termal, desfile da Pç. Peixe para a Rainha e depois Termal. Vamos ver quantos somos. Tentaremos não nos cruzar com o Costa & Cia., que vão 'homenagear' a Rainha, apesar de terem traído o objectivo dela e terem acabado com o Termal.
Esta cidade está um caos e está impossível...

Beijinho, Luís.

Mina disse...

Não é a cidade em que nasci!
Mas secalhar é maior a responsabilidade, porque a escolhi!
E embora a politica, não me diga nada!
Posso não saber o que quero! mas sei bem o que não quero!
E se do actual, até não tenho razão de queixa!
Já do candidato ao mesmo "poleiro", não tenho as melhores impressões!
E realmente o patrimonio historico e cultural está-se a perder...

Beijinhos

Xico disse...

O problema das Caldas não é o Costa, é a oposição: não há!
A democracia é uma coisa lixada, principalmente quando não votam nos nossos.
Depois o Costa tem as costas largas! Até do caos do termal tem culpa, vejam só, e das fábricas que fecham, etc, etc.
Para que conste, nunca votei no Costa.

Luis Eme disse...

eu sei, Maria.

Luis Eme disse...

o que é uma pena, Mina.

Luis Eme disse...

quando se está no poder há mais de três décadas, não se deve fazer como a avestruz, Xico.

e o presidente tem muitas responsabilidades das Caldas estarem com estão, por ter a mania que ele é que sabe tudo e ser bom a "cortar" o que não lhe interessa.

o relacionamento das Caldas com Óbidos é um bom exemplo, e até são da mesma cor política.

Xico disse...

Não sou eu que vou fazer a defesa de Costa.
Mas falar mal dele quando a oposição não faz o seu trabalho e praticamente não existe, não vale.
Quanto à relação com Óbidos, será que é o Costa que tem culpa? Ou o presidente de Óbidos pretende um protagonismo na região que seca tudo à volta? Transformar a vila de Óbidos num cenário de eventos não é, para mim, uma boa política de ordenamento nem coisa nenhuma. Fora da vila de Óbidos vive a maioria da população, e nada lucram com os eventos da vila. Quais são os fabricantes de chocolate de um concelho cuja marca é a pêra rocha, o vinho e a lagoa, que lucram com um festival de chocolate e da aldeia natal?
A própria vila de Óbidos tinha tudo a ganhar com a revitalização, por exemplo, do hospital termal. Onde ficou o apoio às Caldas nesse sentido?

Luis Eme disse...

a oposição não é poder, Xico, não pode fazer coisas, pode quanto muito criticar. e aí concordo, devia ser mais presente.

mas eu falo de coisas palpáveis, de uma cidade quase sem comércio, que era o "seu mais que tudo". isso acontece porque não houve a preocupação de proteger o seu património mais precioso, as Termas e o comércio local.

eu quando falo de Óbidos não é para fazermos festivais de cholocate, mas sim para aproveitar a visita de tantos turistas, para darem um salto às Caldas. isso só se faz com inteligência, trabalho e algum investimento.

Mina disse...

Luís

Talvez, esteja em tempo de mudança e os cidadãos, possam fazer alguma coisa, pela cidade.
Deposito alguma esperança na mudança do paradigma do poder autarquico.
Foi criado um movimento independente Viver Concelho, não sei se conheçe, pode ver aqui :http://viveroconcelho.pt/ ou no facebook.
A cidadania pode ser um passo importante...
Um abraço