segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Caldas SC: O Bairro da Ponte era o Bairro do Caldas (4)


Tanta gente do Bairro da Ponte que jogou no Caldas!

Até mesmo da equipa mais famosa, a dos anos 1950, da passagem quase breve pela Primeira Divisão...

Sim, tenho quase a certeza que o Janita e o Anacleto moravam no Bairro. Não sei se o António Pedro sempre morou no bairro, sei apenas que acabou os seus dias quase em frente da sede dos "Pimpões"...

Devem ter sido, seguramente, a inspiração de muitos jovens que acabaram por vestir a camisa alvinegra, desses anos já longínquos até à actualidade. Conheci dezenas deles, que não vou enumerar, para não ser injusto.

Vou falar apenas de um, por ter sido um dos meus melhores amigos da infância, o Paulo Gaspar, companheiro de escola, desde a primária até à secundária e que passou a infância no Bairro que rivalizava com o meu (Bairro dos Arneiros...). Rivalidade de tal forma acesa que muitas vezes depois dos jogos inter-bairros se faziam autênticas batalhas de pedrada, quando o esgoto a céu aberto (o famoso "rio do mijo") era a principal fronteira entre os dois bairros.

Para mim o Paulo Alexandre era um "craque", um dos poucos que eu achava que poderiam ir longe no futebol. Talvez o problema fosse dos meus olhos que até conseguiam fintar a realidade. 

Lembro-me de um episódio engraçado (hoje...), de estarmos os dois no banco de suplentes da equipa de juvenis e de eu lhe dizer (quase em surdina...) que não percebia porque razão ele não jogava e estava ali a meu lado. Ele abanou os ombros, sem me responder. Continuo a pensar que nesta altura eu tinha mais razão que o treinador, porque ele era bem melhor que alguns dos titulares, mas o "mister" é que fazia a equipa...

Pouco tempo depois de eu trocar o futebol pelo atletismo, o treinador deu-me razão e ele nunca mais saiu da equipa. No final dessa época encontrámos-nos casualmente no Estádio de Leiria, eu a competir pelo Arneirense, na pista de atletismo e ele a preparar-se para jogar a final da Taça de Leiria de Juvenis, no relvado.

Não mais deixou de jogar nas equipas do Caldas. Acabou por ser promovido a senior, mas não foi o fora de série que eu pensava que seria...  

A única coisa que sei é que nunca deixou de ser o melhor dos nossos jogos de rua. Para mim até era superior ao "caga-manias"...

Sem comentários: