segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Caldas SC: O "Pelé" do Meu Bairro (5)


Um dos meus primeiros ídolos foi o "Pelé" branco do meu bairro, que era um dos bons jogadores dos juniores do Caldas, contemporâneo do Vital (que entretanto fora contratado pelo Benfica e foi uma das maiores "máquinas de golos" das camadas jovens do clube da Luz, continuando a marcar golos no Riopele, na II Divisão, até ser contratado pelo FC Porto de Pedroto, bi-campeão nacional, onde chegou a internacional A...) e de Dino (que jogou nos seniores do Caldas).

Estou a falar de Luís Rosa, mais um daqueles jovens que passou ao lado de uma bela carreira como futebolista e que morava no Bairro dos Arneiros, da minha meninice.

Nunca esqueci um jogo especial disputado no campo do FC Caldas (ao fundo do Bairro...), em que devia ter uns doze anos e como faltava um jogador no onze contra onze, o "Pelé" acabou por me escolher para a sua equipa.

Mesmo pequenote aceitei o desafio e fiz "miséria", sobretudo nas canelas dos adversários. Destemido, atirava-me de tal maneira aos rapazes maiores (provavelmente com a sua condescendência...), que o "Pelé" acabou por me baptizar ali mesmo do "Esgravulha Batata".

Embora não saiba a razão do seu "nome de guerra", acredito que tenha sido pelos seus pormenores técnicos, acima da média, pelo menos quando comparados com o resto da malta do Bairro...

(Esta fotografia dos verdadeiros, Pelé e Garrincha, não aparece aqui por acaso...)

Sem comentários: