segunda-feira, março 09, 2015

Caldas SC: O "Velho" Campo da Mata (8)


Podia chamar-lhe estádio, mas nós chamávamos-lhe o "Campo da Mata", às vezes até dizíamos com alguma ternura, o "velho" Campo da Mata...

Foi lá que vi os primeiros jogos a sério, levado pela mão do meu querido pai. Devia ter seis, sete anos.

Sei que ficávamos quase sempre na bancada central, por ficarmos perto da cabine de som, onde havia uns senhores que faziam publicidade antes do jogo e nos intervalos e também acho que gritavam "goooolloo!", quando o Caldas fazia miséria na baliza adversária.

Foi também a primeira vez que vi homens a dizerem todo o tipo de palavrões (as bancadas dos estádios também têm este atractivo...), a ameaçarem invadir o campo para se travarem de razões com o árbitro, etc.

O meu pai era um espectador sereno, além de não se exaltar como os outros homens, também não chamava nomes aos jogadores e ao homem de preto (nessa altura não existiam as variedades de cores de equipamento dos nossos dias, além do preto, acho que só havia o cinzento). Deve ser por isso que sempre fui um espectador calmo, de qualquer desporto.

Alguns anos mais tarde também pisei aquele pelado (já sou antigo, não sou do tempo do relvado...), vestido com aquela camisola alvinegra. Era um bom pelado, não tinha "areia-lixa" como outros onde joguei, em que cada queda dava direito a uma esfoladela.

Andei à procura da minha memória mais antiga de um jogo e descobri um Caldas-Benfica, em que as águias venceram por 7 a 1 (deve ter sido uma homenagem a alguém, no final da década de sessenta. Só me recordo de dois jogadores do Benfica, o Benje, que foi o guarda-redes (pela cor de pele) e o José Torres (pela altura e pelos golos que marcou...).

Como de costume não consultei "papeis", quis ser apenas fiel à minha memória.

Sem comentários: