sábado, maio 23, 2015

Caldas SC: Grilo, Um dos Meus Vizinhos Futebolista do Caldas (12)


Nunca tinha pensado nisso, mas o Bairro para onde me mudei no começo da adolescência, apesar de pequeno (uns anos depois passou de Bairro de Santo António para Rua João de Deus...), tinha vários craques do jogo da bola.

O mais conhecido foi o Grilo, que era uns meses mais velho que o meu irmão e foi internacional júnior, penso que na primeira participação portuguesa num Mundial, no Japão em 1979 (Grilo jogou nos quatro jogos que a selecção fez no Japão) onde fazia dupla no ataque português com Diamantino Miranda, que fez uma belíssima carreira no Benfica e hoje é treinador.

Grilo nessa altura jogava nos juniores do Sporting, onde também jogou com o meu primo (meu homónimo...) e outros jovens como o Justino, o Tomás, o Oliveira, o Rosário, o Rosado, etc.

Era um avançado possante, que marcava golos com facilidade. Foi por isso que assinou contrato como profissional com o Sporting. Acabou por ser emprestado a vários clubes da primeira divisão (lembro-me do Rio Ave e do Académico de Viseu) até "desaparecer" quase do mapa. Ainda regressou ao Caldas, mas por pouco tempo. Acabou por "arrumar" as botas, cedo demais...

Nunca percebi muito bem porque razão não teve sucesso. Percebia-se que era um pouco molengão, talvez lhe faltasse "garra" para triunfar. Também teve algumas lesões, talvez ganhasse medo de "pôr o pé", algo que é essencial para um avançado.

Aliás, quando regressou aos seniores do Caldas, já jogava mais recuado...

Nunca fomos muito próximos para termos a tal conversa, quase de "psicanalista"... 

(Nesta fotografia encontrada na "net", vemos a selecção portuguesa que esteve presente no Mundial do Japão. Grilo encontra-se em baixo, segundo a contar da esquerda, ao lado de Diamantino, capitão da equipa.)

1 comentário:

Seve disse...

Curioso ó Luís, é que um amigo meu, que trabalhava comigo em Lisboa, e era guarda redes do Gaeiras, donde era natural, convidou-me um dia e a outro amigo e n/colega de trabalho (fim dos anos 70) para participar num torneio de futebol (regional) organizado pelo Caldas e jogarmos pelo Gaeiras e lembro-me bem que o GRILO (que creio será natural das Gaeiras ou pelo menos terá ali raízes) também participou e até ganhámos o Torneio, final no Campo da Mata. Os caminhos da vida!