domingo, outubro 18, 2009

Um Gato Azul Para a Isabel

No último texto que publiquei, houve quem confundisse as coisas na caixa de comentários e tentasse seguir a linha perigosa do Rui Rio no Porto (que devido à teimosia tem desviado parte da vida Cultural da Cidade para a vizinha Vila Nova de Gaia...). Felizmente os agentes ou activistas culturais "pedinchas" ou "chulos", são uma minoria, embora seja bom falar neles, quando não se quer apoiar, qualquer iniciativa artística.

Claro que o Rio tem muitos seguidores de Norte a Sul. Não é por acaso que as Caldas têm perdido muitas coisas para Óbidos, como todos sabemos, mas nem vale a pena aprofundar o assunto, trata-se sobretudo de visões diferentes sobre qual deve ser o papel da Cultura nas cidades...
É por isso que ofereço este "Gato Azul", da autoria do brasileiro Aldemir Martins, à Isabel Castanheira, que tanto tem feito pela cultura caldense, sem estar à espera de qualquer apoio autárquico
.

32 comentários:

Maria disse...

Aplaudo. Viva e intensamente.

Beijinho, Luís

Anónimo disse...

Não concordo, que as Caldas tenha perdido para Óbidos qualquer coisa, muito menos "Cultura", aquelas "mega festas" os chamados banhos de multidões estão para a cultura, como o urbaniso da Quarteira está para o desenvolvimento do turismo no Algarve

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 11:15, mas salvo melhor opinião o grande problema das Caldas ( e não só ), é que as pessoas deixaram de se intererssar e participar na vida da localidade, limitam-se a dormir na cidade e satisfazer as necessidades básicas.
PS: NÃO Participam nas escolas dos filhos, no desporto, na cultura, inclusive nas eleições, O MAIOR PARTIDO PORTUGUÊS É O ABSTENCIONISTA, é por essas e por outras que não existe renovação nas lideranças das cidades e do próprio país. no fundo são semore os mesmos a ditar as regras. Assim não muda, dá-lhes geito!
Caldense e Português

Pavaroti disse...

Não concordo nada com os dois primos anónimos.
E como gostava que fosse Telmo Faria o presidente da nossa Câmara.
O Festival do Chocolate, a Feira Medieval e o Natal de Óbidos, enchem a pequena vila de turistas e são acontecimentos culturais.
Mas já que querem mesmo "Cultura", da pura, quantas óperas é que o Costa trouxe às Caldas?

Parabéns pelo blogue, é do melhor do Oeste.

Mina disse...

Acho que sim que a Isabel merece o Galardão, políticas á parte, ainda é por ela que aparecem por cá alguns escritores...
O prémio está muito bem entregue...
Bjs

Anónimo disse...

Um gato azul? Eu dava-lhe era um gato preto, numa sexta-feira.

Anónimo disse...

O Anónimo das 11H07, tb pode comparar os impostos municipais,em Óbidos e nas Caldas, depois perecebe-se melhor as coisas.
PS: Não sou vontante do Costa, apenas constato factos, perguntem aos moradores de Óbidos se calhar têm uma surpresa sobre a paixão pelas Megas festas

Xico disse...

O festival de chocolate, a feira medieval ou o Natal de Óbidos, podem ser tudo menos cultura. É espectáculo de feira de pacotilha.
Quanto a espectáculos de ópera, a preços superiores ao que se pratica em São Carlos, com piores produções e piores músicos, as Caldas soube, e bem, em parceria com organizações da cidade, como por exemplo o conservatório, contrapor espectáculos de qualidade superior rivalizando com qualquer capital europeia. Não são de pacotilha. Os caldenses andam por vezes distraídos e e oposição vive em torres de marfim...
Tal como em Óbidos, os responsáveis esquecem-se que o concelho é muito mais que a cidade ou vila sede do concelho. Nada do que se faz em Óbidos traz mais valias para o concelho.
Faz algum sentido uma feira de um produto que não é produzido, fabricado ou vendido no concelho?
Se em vez do chocolate se promovesse a lagoa...

Anónimo disse...

Reforçando o que o Sr. Xico disse, os milhares que visitam os tais eventos, limitam-se a pagar o bilhete, param cerca de duas horas ou menos em Óbidos,vão embora sem gastar um chavo, não comem, não dormem, enfim, A mais valia?
Pude ver este ano durante a feira medieval que os bares da rua direita ás 23h00 estavam vazios, isto numa sexta-feira,o que normalmente não acontece. por outro lado este tipo de eventos afasta o turista( sobretudo franceses e do norte da europa) que gostam de apreciar o património histórico, esses sim fazem estadias de 2 a 3 dias, deixam mais valias na localidade e na região desde ahotelaria à restauração.
Na minha modesta opinião os "GRANDES EVENTOS" NÃO passam de coisas que dão tempo de antena para a promoção de alguns e justificam as famosas empresas municipais e os não menos famosos vencimentos dos seus quadros dirigentes.
As Caldas disso não precisa.

Zé Ventura disse...

A discussão vai animada e não resisto também a meter a minha colherada.
Vamos lá ver, nem o Telmo é tão bom como o pintam nem o Costa tem só defeitos.
Também partilho da opinião que as festas de Óbidos tem sido “muita parra e pouca uva” e ainda não percebi muito bem quem é que pagará a factura. Por outro lado Caldas não tem sabido tirar proveito desta concentração de pessoas, aliás isto só é possível porque os dois municípios vivem de costas voltadas em permanente guerrilha, e são do mesmo partido, nem sei o que seria se fossem de partidos diferentes.
Mas é uma discussão interessante, pena que as pessoas se escondem no anonimato, será por causa da “asfixia democrática”?

Luis Eme disse...

eu sei, Maria...

Luis Eme disse...

antes de começar a responder, registo que está a existir uma "avalanche" de anónimos nas "Viagens", anormal.

não percebo porque razão não assinam os comentários. espero é que não desçam demasiado o nível, pois se há coisa que não me apetece fazer, é o papel de censor.

1º anónimo, eu não vivo nas Caldas, mas pelo que tenho lido semanalmente na "gazeta", há um espírito empreendedor em Óbidos, superior às Caldas (pelo menos proporcionalmente), tanto no campo da cultura, da educação e da economia.

Luis Eme disse...

2º anónimo, é porque razão é que as pessoas não participam na vida social da cidade? deve haver uma explicação, pelo menos em relação âs Caldas...

Luis Eme disse...

Pavaroti, também penso que esses acontecimentos são cultura, de massas.

claro que não são o melhor para as pessoas (pelo menos para quem não gosta de enchentes como eu...), mas são preferiveis a não se fazer nada.

e há de facto um bom aproveitamento da cerca do castelo, para espectáculos musicais e ópera.

Luis Eme disse...

claro que merece, Mina.

sem ela a pobreza ainda era maior...

Luis Eme disse...

3º anónimo, porque não?

a Isabel também gosta de certeza de gatos pretos, todos os dias, de segunda a domingo...

Luis Eme disse...

4º anónimo, não faço ideia o que se passa a nível de impostos, entre as duas autarquias...

Luis Eme disse...

Xico, cada um de nós tem direito à sua opinião.

sei que desde que existe o CCC as coisas estão melhores (felizmente), mas esta infraestrutura tem um ano. e antes da sua existência, o que havia nas Caldas no campo cultural?

Luis Eme disse...

5º anónimo, há uma série de coisas que desconheço, como essa história das empresas e dos ordenados chorudos, pelo que não posso tecer qualquer comentário.

Luis Eme disse...

Zé Ventura, eu penso que estes eventos se pagam a eles próprios. basta ver que temos de pagar bilhete de entrada e são muitos milhares de pessoas que enchem a cerca do Castelo.

claro que a maior parte fica defraudada, mas como já pagou...

mas são um grande veiculo promocional de Óbidos e da região, que estupidamente as Caldas não têm aproveitado, como muito bem p Zé disse.

mas foi preciso Óbidos fazer o seu natal, para que o Costa também fosse buscar uma pista de gelo e etc, nesta época natalicia.

Xico disse...

Antes do CCC houve muitos e bons espectáculos nos Pimpões. Assisti a agrupamentos que vi pagar fortunas para os ver no estrangeiro. Nos Pimpões era de graça e não encheu. As "elites" das Caldas não sabem onde ficam os Pimpões. Se o espectáculo fosse no museu enchia, nos Pimpões não pôem lá os pés. Independentemente do espectáculo. Não digo que o mérito seja da Câmara mas de organizações da cidade apoiadas pela Câmara.
O string quartet de Tóquio, um agrupamento que tocou no concertgbow de Amesterdão, uma das melhores salas mundiais, esteve às moscas! De graça, nos Pimpões!Os swingle singers, conhecidos mundialmente, não encheram.
O problema não é o Costa. As Caldas é uma cidade de capelinhas!Quantos caldenses conhecem o museu Malhoa?

Luis Eme disse...

Xico, eu quando analiso a cultura que se faz nas Caldas, tenho como base de comparação a cidade onde vivo, Almada.

claro que não há comparação possível, principalmente pelo interesse que existe pelas coisas da cultura e até pelos número de activistas.

sim, as Caldas é uma cidade pequeno-burguesa que se acha cosmopolita, e claro, elitista, onde se cultiva muito o olhar de sobranceria sobre o vizinho.

também percebo onde quer chegar, quando diz que os "pimpões" estão às moscas, há quem de facto não goste da "cultura dos bairros"...

mas acho que o Costa tem culpa nisso (assim como teria outro sujeito qualquer, que estivesse no poder, há mais de vinte anos), porque nunca fez um esforço para mudar, provavelmente por gostar de ser presidente de uma cidade aprentemente "elitista"...

a maneira como a Casa da Cultura desapareceu, explica muita coisa, da atitude do poder e dos caldenses, em relação à cultuta...

gaivota disse...

é verdade luís, felizmente ainda alguém faz coisas lindas pela e na nossa terra! (já pouco minha, cada vez menos, porque há outros "alguéns" que se portam tão pouco dignamente... mas são outros trocos!)
conclui brilhantemente que não tenho nenhum livro teu... e dou por eles na nossa gazeta!lololol onde posso adquirir, nas livrarias?
beijinhos

Luis Eme disse...

nas livrarias não, apenas nas juntas de freguesia de Cacilhas e Almada, Gaivota.

haverá algum lugar nas Caldas onde possa deixar algum livro para ti?

Alma social disse...

Sim senhora...tou a gostar...e ja que sou incognito em vez de anonimo..vou mandala..atao ca vai:
Deste puto que vinha á boleia de v5da zona do cadaval para a green hill...como corri estradas, becos montes e vales, fiquei fascinado com a zona da caldas, até que dicidi ir pra la morar faz 7 anos... A diferença que noto passados20 anos em todo o conselho caldençe, é o mesmo que noto no conselho do cadaval... Tudo vai mudar:dizem eles.. acaba sempre visto em poucas prespectivas .. incapaz de colherem as ideias dos cidadaos,fazendo-os cagar pra tudo e pra todos..
As novas ideias de melhorias sao sempre pro bem estar dos "gajos grandes", como diz o meu
velho.
Quando se faz eventos, tipicamente, sao uns em cima dos outros... pq? n sei?
Nestas alturas que muitos dizem de crise..."que na minha opiniao, nao acho, percorrese a A1 é so canhoes a passar na faixa da esquerda".. Paga-se balurdios nos grandes eventos pra contribuir pra varias causas e melhoramentos....mas do que?...n sei.. n vejo nada que se veja... Vagueio muitos dias e noites, pelos dois conselhos e mais alguns, que a zona é grande...e acabo na maior parte das vezes desiludido em casa...a axar que nada me cativa... e porque??? culpo a todos...que falam falam e n fazem nada de nada...conversas de café...isto devia ser assim e assado...eu fazia isto e akilo..se me calha-se o euromilhoes abria um bar das velhas..."
Alem desses grandes eventos, que estatisticamente falando, nao trazem melhorias nenhumas para os conselhos, o que se faz durante o resto dos dias, pra nos distrair dos stress do trabalho e da propria vida...?? zero... Culpo todos....culpo a internet..os telemoveis..os carros particulares..os spas..os hoteis de luxo...os carros de luxo..no geral culpo a vida de luxo que todos nós fomos inpinjidos a ter..
TUDO SE TEM CONVERTIDO EM igoismo e falta de humanismmo... LEMBREM-SE mas é dar valor ás pequenas coisas da vida..que por este andar estao a ficar em vias de extinço.. com tanto consumo e pouco semeio..
Ao fim ao cabo...n se passa nada nessa merda...mas acreditem,quando
estamos longe pensamos...é um luxo viver aí...imigrantes atao...todos os dias a cabeça ta em portugal..

Isabel Castanheira disse...

Caro Luís:

Recebo de mãos abertas o gato azul e aconchego-o junto ao coração.

Os gatos são como o arco-íris; seja qual for a sua cor, são sempre mágicos.
Um obrigada amigo.
Isabel Castanheira

Luis Eme disse...

sim, há muito autismo pelas Caldas, "Alma Social".

um dos sinais de mudança tem sido a acção dos estudantes da ESAD, mas é tudo expontaneo (e em parte ainda bem)...

Luis Eme disse...

eu sei, Isabel, todos os gatos são bem recebidos pelo seu regaço...

e é bom a Isabel gostar tanto de livros.

Anónimo disse...

A participação dos alunos da ESAD na animação da cidade é positiva, no entanto há um ligeiro problema atrás dessa " irreverência" existe um rasto de estragos e destruição além da conspurcação dos espaços públicos assustadora( falo de vidros partidos,vomitar dentro da caixas de correio, urinar, garrafas e copos na via pública, enfim e sem número de atropelos, que tem pouco a ver com uma escola de arte e design.
Habitante das zona degradadas pelos alunos da ESAD ( e não só ) existem outros vãndalos para além destes ( por vezes até piores)

Luis Eme disse...

não há bela sem senão "anónimo" (tem medo de colocar o seu nome? não vai preso...).

os artistas são mesmo assim, no meio da arte, também fazem muita "porcaria"...

Anónimo disse...

Boa Noite, sem pretender entrar em polémicas desnecessárias esclareço:
O Problema não são os artistas, pois esses são bem vindos para as Caldas ou qualquer outra cidade.
A questão são os vândalos o que na minha opinião, é diferente, pois salvo melhor opinião, efectuar grafites EM MONUMENTOS, em paredes de pedra, nos sinais de trânsito, nas montras dos estabelecimentos, pegar fogo aos cotentores do lixo, partir vidros de estabelecimentos e residências por jogar à bola nas praças e avenidas da cidade, defecar e urinar nas caixas de correio, partir os retrovisores dos veículos por diversão, etc, etc. ISTO NÃO É ARTE, antigamente por muito menos.....

Por isso é que a democracia a prazo tem os dias contados, as pessoas (algumas) confundem liberdade com libertinagem e vandalismo.

Quanto ao nome tenho medo, mas não por mim. por vezes é mais cómodo, mas não é medo, é estratégia
Boa Noite
Sou leitor do seu Blogue, não costumo "BLOGAR"

Luis Eme disse...

claro que uma coisa são os vândalos que destroem tudo o que lhes aparece à frente e outra são os alunos da ESAD.

deverão ter uma cultura e um amor à arte que não lhes permite entrar no campo da destruição artística.

cada um é que sabe de si, quem vier por bem será sempre bem recebido, mesmo que seja anónimo.