O Oeste - especialmente os concelhos de Torres Vedras e Lourinhã - foi fustigado pelo mau tempo na época natalícia, com um turbilhão de vendavais, que destruíram plantações, arrancaram telhados, provocaram inundações, deitaram abaixo árvores e postes de electricidade, de baixa, média e alta tensão, etc.
Estes últimos acabaram por ser os que mais falta fizeram às populações locais, que foram forçadas a recuar quarenta e cinquenta anos e a passarem o Natal à luz da vela e com os velhos candeeiros a petróleo.
À distância, pode parecer poético e nostálgico, passar o Natal desta forma, de volta às lareiras e às conversas em família, sem a habitual interrupção da televisão. Mas deve ter sido tão estranho, passar vários dias sem a companhia dos novos meios de comunicação (sim, a "net" também) e sem poder desfrutar das iluminações de Natal e do conforto da modernidade...
O que é certo, é que às vezes fazem bem alguns "apagões", para desenferrujar a língua e abrir uns sorrisos esquecidos, aqui e ali...
10 comentários:
Bom Ano
muito mau tempo, é verdade, é inverno, mas não estamos habituados a estes temporais...
ontem aqui na nazaré granizou imenso, à beira mar... parecia um manto de neve! e muito vento, chuva, frio, um pouco de tudo, até sol! - quentinho!!!
feliz ano 2010, luis, tudo de bom para ti e família
beijinhos
Passei ontem o dia pelo Oeste, apeteceu fotografar, mas a paisagem está tão diferente, houve mesmo tempestade...
Beijinho, Luís M.
e no primeiro dia do ano a gazeta publicita o 'Cacilhas', parabéns!
beijinhos
Um feliz 2010, Luis.
bj
ainda é tempo de te desejar um ano assim, poético, Vela...
bom ano João Norte.
bom ano Gaivota.
pois foi, uma boa surpresa...
parece que sim, o Inverno é isso, M. Maria Maio...
para ti também, Cristina, com muita inspiração.
Enviar um comentário