terça-feira, novembro 28, 2006

Salir de Matos na História



Hoje vou falar de um livro, que considero extremamente importante em termos históricos. Encontrei-o ocasionalmente num alfarrabista do Bairro Alto, e embora não refira o seu preço, acrescento que foi o livro que me custou mais dinheiro nestas minhas visitas pelas casas repletas de livros amarelados, com tantas histórias para contar, se falassem...
Tem o título, "O Concelho das Caldas da Rainha, Monografia Sanitária", e é da autoria do Dr. António Sampaio Madahil.
Claro que as coisas que achei mais curiosas, dizem respeito à minha Aldeia. Fiquei a saber por exemplo que Salir de Matos teve foral manuelino a 1-X-1514 e foi concelho. Este foral foi atribuído porque Salir era um povoado com sólidas e remotas tradições de existência (segundo o autor...).
Mas o que achei mais curioso (e ainda não tive tempo de confirmar...) foi que Salir de Matos é de antiga origem e de fundação romana, como se depreendeu de uma lápide com uma inscrição romana encontrada pelo Dr. Emilio Hubner, um sábio alemão que menciona este achado na sua obra "Notícias Arqueológicas de Portugal".
Por tudo o que tenho descoberto, esta obra editada em 1956, valeu o preço...

3 comentários:

Maria disse...

Luís, tu encontras cada coisa...
Esse livro deve ser muito interessante, mesmo.
Não fazia idéia da sua existência. Mas tb não tenho que saber tudo sobre a minha terra, não é?

Uma boa noite

Luis Eme disse...

É um livro interessante e importante, Maria.
Dá boas pistas para se ir ao encontro de coisas do nosso passado.

Anónimo disse...

Salir de Matos foi vila e couto do Mosteiro de Alcobaça, D. Manuel concedeu-lhe foral, dado em Lisboa 1-x-1514. Segundo o "cadastro" o concelho tinha termo uma légua de largo e em redondo; na divisão eclesiástica era uma vigararia da apresentação da convento de Alcobaça, tendo passado a curato. Há pedras que têm gravado a memória do tempo.Nesta que foi vila, uma pedra resistiu ao passar do tempo e à ignorância dos homens: o Brasão da vila e Concelho de Salir do Mato,outrora assim chamada,.Isto só para dizer que nasceu, numa aldeia, que já teve uma organização bem definida Um bem haja, quem nasceu nesta linda terra.