Desde muito cedo que soube que o futebol não seria o meu futuro. Mesmo assim jogava, sempre que me era possível os meus amigos de infância, porque adorava (e adoro...) este jogo. Ainda cheguei a fazer parte de algumas boas equipas de bairro, embora normalmente fosse o "tapa buracos" da equipa nos torneios de futebol em que entrávamos e costumávamos ganhar.
Quando alguns dos meus amigos revolveram ir tentar a sua sorte no Caldas - o clube mais emblemático da cidade -, que ia ter pela primeira vez iniciados (época 1977/78), resolvi aproveitar a boleia.
Não fui escolhido no primeiro treino de captação, pelo Américo, antigo jogador dos seniores e treinador dos juvenis. E já nem sequer pensava voltar ao campo da Mata, para voltar a tentar a minha sorte... mas o meu amigo Xico Mendes insistiu e lá fui (curiosamente ele é que acabou por desistir da ideia - e era um belíssimo guarda-redes -, assim como o Paulo Gaspar, outro grande amigo e colega de escola, que apenas voltou no ano seguinte. Também era bastante bom, ao ponto de ter chegado a jogar nos seniores do Caldas).
Nesse dia uma das pessoas que estava a escolher a miudagem era o treinador dos seniores, Mourinho Félix (pai de José Mourinho) que gostou do facto de eu não virar a cara à luta e chamou-me para o canto dos "eleitos". Como devem calcular, fiquei extremamente satisfeito por ser escolhido.
Apesar de não ser um predestinado, acabei por fazer toda a época como titular, a defesa central, fazendo dupla com o jogador mais talentoso e valioso da equipa, o Chagas, que chegou a internacional juvenil, com as cores do Sporting, onde fez dupla com o Venâncio. O Chagas acabou por ficar pelo caminho. Mas só não foi mais longe devido à sua baixa estatura (tinha pouco mais de um metro e sessenta, muito pouco para um central...) e não por falta de qualidade futebolística...
Desse tempo sobrou uma fotografia, em que curiosamente falta, aquele que se tornaria, duas décadas depois, na figura mais mediática daquela equipa simples, o José Mourinho, que nesse fim de semana não jogou...
Normalmente o nosso onze era composto pelos seguintes jogadores: Ginja; Ilídio, Chagas, Milheiro e Orlando; Chico, Fragoso, Zé Mourinho e Rui Pedro; Ramos e Paulo Jorge. O Vitor costumava entrar quase sempre, era avançado e a nossa arma secreta.
Vamos lá então às apresentações segundo a fotografia. Em baixo da esquerda para a direita estão: Vitor, Parrila, Rui Pedro, Chagas, Chico e Eu.
Em cima, pela mesma ordem: Santana (treinador) Paulo Jorge, Ilidio, Ramos, Fragoso, Manuel, Ginja, Orlando e Castanheira (Dirigente).
Não sei o que é feito da maior parte destes companheiros de infância. Como disse anteriormente, tirando o Chagas, ninguém foi muito longe como futebolísta. O José Mourinho tornou-se famoso como treinador, ao ponto de ser considerado um dos melhores do mundo. Outro elemento que também saiu da mediania, mas noutra actividade, foi o José Fragoso, que hoje é o director da TSF.
13 comentários:
espero que o zé mourinho veja o teu blog e que se sinta honrado por ter pertencido à vossa equipa.
o passado nunca se esquece
um abraço
jorge vicente
Tu também saíste da mediania!
Não sejas modesto...para modesto chega o Mourinho! ;-))
Tu e o futebol! Hoje não comento.
:)
Que delícia, essa foto! Primeiro pq lembra-me "o meu tempo"... ehhehe e depois pq contas coisas muito próximas tuas, de forma muito agradável e as concretizas assim, quase palpáveis em imagem e letras. Tão interessante isso de recuperar o que fomos no que somos. Concordo com a Senhora dos ventos, nada de falsas modéstias... já não temos mais idade pra isso, rapaz. Tás bem acima da média. Beijos, do sul encantado.
Muito prazer em ter conhecido o adolescente futebolista...
Ainda conservas essa pujante cabeleira?
Este é o comentário possível por parte de quem não se interessa por futebol...
Fotos antigas são sempre um encanto.
O Zé Mourinho hoje tem muito mais que fazer Jorge...
Naquele tempo era um excelente companheiro.
Tens razão Rosa, para modesto chega o "número um"...
Não é apenas o futebol Maria, é também a vida...
A fotografia é uma delicia, tal como as recordações desse tempo, Ida...
Beijinhos para ti, e que o teu Sul continue Encantado.
Está quase Sininho... mas agora que estou quase a ir de férias, tenho de ir ao "Zé Nega", porque gosto de andar com op cabelo curto no Verão, é mais frescote...
Eh Companheiro que saudades me deixou este teu trabalho obrigado pela dedicação lanço-te um desafio por que não tentarmos juntar todos este meninos num jantar se aceitares o desafio eu o teu capitão te ajudarei aqui te deixo o meu contacto 938551158.Ganda abraço.
Olá Rui...
Há quanto tempo!
Não te liguei logo e olha, já estamos na parte final de Janeiro.
Era giro juntarmo-nos, mas não sei o que é feito da maior parte da malta.
Mesmo nós, não nos devemos ver há perto de trinta anos.
Prometo telefonar-te, um dia destes.
abraço
Já Ligaste, não me parece?
Enviar um comentário