terça-feira, julho 10, 2007

A Primeira Equipa de Iniciados do Caldas

Desde muito cedo que soube que o futebol não seria o meu futuro. Mesmo assim jogava, sempre que me era possível os meus amigos de infância, porque adorava (e adoro...) este jogo. Ainda cheguei a fazer parte de algumas boas equipas de bairro, embora normalmente fosse o "tapa buracos" da equipa nos torneios de futebol em que entrávamos e costumávamos ganhar.
Quando alguns dos meus amigos revolveram ir tentar a sua sorte no Caldas - o clube mais emblemático da cidade -, que ia ter pela primeira vez iniciados (época 1977/78), resolvi aproveitar a boleia.
Não fui escolhido no primeiro treino de captação, pelo Américo, antigo jogador dos seniores e treinador dos juvenis. E já nem sequer pensava voltar ao campo da Mata, para voltar a tentar a minha sorte... mas o meu amigo Xico Mendes insistiu e lá fui (curiosamente ele é que acabou por desistir da ideia - e era um belíssimo guarda-redes -, assim como o Paulo Gaspar, outro grande amigo e colega de escola, que apenas voltou no ano seguinte. Também era bastante bom, ao ponto de ter chegado a jogar nos seniores do Caldas).
Nesse dia uma das pessoas que estava a escolher a miudagem era o treinador dos seniores, Mourinho Félix (pai de José Mourinho) que gostou do facto de eu não virar a cara à luta e chamou-me para o canto dos "eleitos". Como devem calcular, fiquei extremamente satisfeito por ser escolhido.

Apesar de não ser um predestinado, acabei por fazer toda a época como titular, a defesa central, fazendo dupla com o jogador mais talentoso e valioso da equipa, o Chagas, que chegou a internacional juvenil, com as cores do Sporting, onde fez dupla com o Venâncio. O Chagas acabou por ficar pelo caminho. Mas só não foi mais longe devido à sua baixa estatura (tinha pouco mais de um metro e sessenta, muito pouco para um central...) e não por falta de qualidade futebolística...

Desse tempo sobrou uma fotografia, em que curiosamente falta, aquele que se tornaria, duas décadas depois, na figura mais mediática daquela equipa simples, o José Mourinho, que nesse fim de semana não jogou...
Normalmente o nosso onze era composto pelos seguintes jogadores: Ginja; Ilídio, Chagas, Milheiro e Orlando; Chico, Fragoso, Zé Mourinho e Rui Pedro; Ramos e Paulo Jorge. O Vitor costumava entrar quase sempre, era avançado e a nossa arma secreta.
Vamos lá então às apresentações segundo a fotografia. Em baixo da esquerda para a direita estão: Vitor, Parrila, Rui Pedro, Chagas, Chico e Eu.
Em cima, pela mesma ordem: Santana (treinador) Paulo Jorge, Ilidio, Ramos, Fragoso, Manuel, Ginja, Orlando e Castanheira (Dirigente).
Não sei o que é feito da maior parte destes companheiros de infância. Como disse anteriormente, tirando o Chagas, ninguém foi muito longe como futebolísta. O José Mourinho tornou-se famoso como treinador, ao ponto de ser considerado um dos melhores do mundo. Outro elemento que também saiu da mediania, mas noutra actividade, foi o José Fragoso, que hoje é o director da TSF.

13 comentários:

jorge vicente disse...

espero que o zé mourinho veja o teu blog e que se sinta honrado por ter pertencido à vossa equipa.

o passado nunca se esquece

um abraço
jorge vicente

Rosa dos Ventos disse...

Tu também saíste da mediania!
Não sejas modesto...para modesto chega o Mourinho! ;-))

Maria P. disse...

Tu e o futebol! Hoje não comento.

:)

Ida disse...

Que delícia, essa foto! Primeiro pq lembra-me "o meu tempo"... ehhehe e depois pq contas coisas muito próximas tuas, de forma muito agradável e as concretizas assim, quase palpáveis em imagem e letras. Tão interessante isso de recuperar o que fomos no que somos. Concordo com a Senhora dos ventos, nada de falsas modéstias... já não temos mais idade pra isso, rapaz. Tás bem acima da média. Beijos, do sul encantado.

Ana M. disse...

Muito prazer em ter conhecido o adolescente futebolista...
Ainda conservas essa pujante cabeleira?

Este é o comentário possível por parte de quem não se interessa por futebol...
Fotos antigas são sempre um encanto.

Luis Eme disse...

O Zé Mourinho hoje tem muito mais que fazer Jorge...

Naquele tempo era um excelente companheiro.

Luis Eme disse...

Tens razão Rosa, para modesto chega o "número um"...

Luis Eme disse...

Não é apenas o futebol Maria, é também a vida...

Luis Eme disse...

A fotografia é uma delicia, tal como as recordações desse tempo, Ida...

Beijinhos para ti, e que o teu Sul continue Encantado.

Luis Eme disse...

Está quase Sininho... mas agora que estou quase a ir de férias, tenho de ir ao "Zé Nega", porque gosto de andar com op cabelo curto no Verão, é mais frescote...

Rui Pedro disse...

Eh Companheiro que saudades me deixou este teu trabalho obrigado pela dedicação lanço-te um desafio por que não tentarmos juntar todos este meninos num jantar se aceitares o desafio eu o teu capitão te ajudarei aqui te deixo o meu contacto 938551158.Ganda abraço.

Luis Eme disse...

Olá Rui...

Há quanto tempo!

Não te liguei logo e olha, já estamos na parte final de Janeiro.

Era giro juntarmo-nos, mas não sei o que é feito da maior parte da malta.

Mesmo nós, não nos devemos ver há perto de trinta anos.

Prometo telefonar-te, um dia destes.

abraço

Anónimo disse...

Já Ligaste, não me parece?