sexta-feira, outubro 06, 2006

O Conjunto Cénico Caldense



Sempre me lembro de ouvir falar do Conjunto Cénico Caldense como uma Associação completamente inovadora na Cidade das Termas.
Quando era mais pequenote, cheguei a pensar que se tratava simplesmente de um conjunto musical (iludido pelo nome...), daqueles que animavam os bailes das colectividades.
Alguns anos mais tarde descobri que o CCC tinha sido uma verdadeira colectividade cultural das Caldas da Rainha, que além do seu excelente grupo teatral, possuía uma mão cheia de animadores que promoviam tertúlias literárias, saraus musicais, exposições artísticas e evocativas, sessões de cinema, entre outras actividades de âmbito cultural e associativo.
Gostei bastante de ler o Caderno Especial que a “Gazeta das Caldas” lhe dedica esta semana, com vários testemunhos, todos elucidativos do que foi a vida do CCC. Os recortes que ilustram as páginas são a melhor prova da sua diversidade artística.
Depois de folhear e ler este suplemento, fiquei com a sensação de que as Caldas da Rainha tinham muito mais dinamismo cultural nos anos cinquenta, sessenta e setenta, que na actualidade.
Lamento que o CCC tenha sido engolido pelo calor da Revolução de Abril... e que não tenha tido um único substituto à altura, nos últimos trinta anos.
Assim como lamento o que fizeram à Casa da Cultura e ao Cine-Teatro Pinheiro Chagas.
Quando misturam política com cultura, a Cultura fica sempre a perder... porque será?
Prometo voltar a estas duas instituições, um dia destes, sobre as quais continua a existir um silêncio, quase absurdo.

3 comentários:

Alice C. disse...

Estou aqui apenas para afastar o zero dos comentários (detesto ver textos teus sem comentários...).
Em boa verdade não fazia ideia que tinha existido o Conjunto Cénico Caldense. Acho que ao ouvir o nome também ficava a pensar que era um daqueles conjuntos dos anos sessenta, com muitos músicos, inclusive trompetistas, à boa maneira americana.

Luis Eme disse...

Estou a imaginar Alice... todos vestidos de igual com gravata ou laços e fato completo, como as jazz-band que corriam os EUA de uma ponta a outra.

Anónimo disse...

Foi uma época glamour para a cidade de Caldas apesar de, nem todos terem acesso a estes inventos.